Início

sobre

Contato

sábado, 2 de dezembro de 2023

Coisas da Vida - Memórias do Natal

Quanto decidi fazer meu blog de humor ,pensei em não colocar nada triste ,minha intenção era só colocar assuntos do dia a dia com humor e descontração ,mas se decidi falar de coisas da vida momentos tristes e difíceis é porque eles fazem parte da vida das pessoas,então decidi escrever sobre o natal ,que para muitos é um momento de alegria e para outros momentos de saudades e tristezas. Se você perguntar as pessoas em relação ao que vem a mente quando se ouve a palavra natal, as pessoas terão opiniões diferentes umas das outras ,umas alegres ,outras tristes ,a minha definição de natal também é um tanto conflitantes, tive alguns natais em minha vida que foram bons e outros ruins.
 Quando viajo no tempo e volto a minha infância ,algumas das boas lembranças que tenho é de ver a minha mãe montando a arvore de natal ,mulher lutadora que com sacrifício criou eu e minha irmã após a separação dela de meu pai, um cara que foi sempre ausente em nossas vidas. Eu era muito pobre ,morava em uma casa muito pequena e humilde, no canto da cozinha, uma lata quadrada dessas de tinta ,minha mãe encapava a lata com papel que tinha motivos natalinos, em cima colocava pesos sobre o pé da arvore para que ela não caísse,era uma grande arvore de natal verde ,hoje pensando bem,não sei se a arvore era grande ou nós que éramos pequenos.
Minha mãe pegava uma caixa de papelão que pelo ano todo ficava em cima do guarda-roupa ,dela ela tirava as bolas e enfeites ,desembrulhando um a um para não quebrar ,nessa época as bolas e enfeites eram de vidro ,e íamos pendurando um a um na arvore. A lembrança do gesto de pendurar bola a bola ,enfeite a enfeite me trás um alegre e ao mesmo tempo uma melancólica lembrança, que dá vontade de chorar e de voltar ao tempo só para poder ver aquilo acontecer, essas são as pequenas coisas que guardamos e esses gestos é que fazem a vida valer a pena, o resto tudo passa. Pouco a pouco ,naquela humilde casa íamos vendo a árvore se colorindo de esperanças, árvore que para alguns poderia não representar nada, ou algo de mal gosto, mas para nós representava um momento no tempo aonde por mais dificuldades que estivéssemos passando, aquele era um gesto de amor que tudo supera e tudo transforma. 
Me vêm claro como o acender de luz ,os nossos risos por ver a arvore montada ,a correria pela casa ,a espectativa de ganhar presentes ,uma bola que caía e se quebrava ao tocar o chão ,a voz da mãe dizendo para parar com aquilo. A vontade de ajudar a montar a arvore, era como que com aquele gesto de enfeitar a arvore, também estivéssemos enfeitando um pouco as nossas vidas que eram tão difíceis,e a palavra natal trazia ao meu entendimento de crianças a oportunidade de ganhar presentes, de festas de alegria. Nas festas tínhamos pouca coisa a comemorar ,mas a arvore estava lá imponente ,altiva ,a olhar pra gente como dizendo, amanhã será melhor...amanhã será melhor. 
Nas noites de natal em casa tinha uma mesa, poderia ter pouca coisa, mas a mesa estava montada com o básico, nunca passava em branco e como a festa em casa era só para nós e eu não achava muita graça, eu ia passar a noite de natal na casa do meu melhor amigo que era também meu vizinho. A casa dele no natal estava sempre cheia de gente, casa grande, ele ganhava muitos presentes dos tios e avós e eu aproveitava para ver e brincar com presentes que sabia que nunca iria ganhar.

Mesa farta, tinha de tudo que uma criança poderia querer comer em noite de natal ,mas mesmo ali com pouco idade na hora do abraço da turma ,aquele que é dado a meia noite na hora da grande comemoração, e vendo tudo mundo sorrir e festejar eu me sentia um estranho no ninho,naquele segundo mesmo sendo criança ,pensava em minha mãe e minha irmã que estavam em casa e não tinham muito ao que comemorar e ficava por um tempo triste por querer compartilhar toda aquela alegria com elas e não podendo , como naquele instante eu queria ter o poder de pegar um pouco daquela alegria e levar para casa e dizer ,toma vocês merecem também, mas, no fundo sabia que não era assim.
O tempo passou, muitos natais vieram,mas nunca me esqueci desse natal, lembranças gestos ,olhares,cheiros, crescemos e continuamos tendo natais alegres e tristes. 
Pensando na noite de natal ,quantos nessa noite sorriem e quantos outros choram com saudades de seus entes queridos que partiram sem ao menos terem tempo de dizer adeus ou te amo, quantas lagrimas silenciosas correm ,quantas cicatrizes se abrem, mas a vida tem que seguir seu rumo, segue seu destino e nos leva em seu voou incessante pelo tempo. Que nessa noite você faça uma reflexão ,repense sua vida ,ainda é tempo ,faça do mundo um lugar melhor,você pode e como dizem que tudo passa...então...tudo passa.
Feliz Natal...







Nenhum comentário: