Início

sobre

Contato

domingo, 2 de agosto de 2020

Coisas da Vida - Lá vem o Chaves !


Eu estava na cozinha, mexendo nos armário e procurando algo para "beliscar", quando ouvi uma frase :
- Isso! Isso! Isso!
Procurei ver de onde vinha, e reparei que os imãs de geladeira da turma do Chaves, brincavam deslizando pela geladeira, para um lado e para o outro, subindo e descendo, fiquei por um tempo vendo aquilo sem mencionar qualquer palavra, em um dado momento, eles voltaram aos seus lugares e ficaram estáticos, imóveis, se posicionando como enfeites que eram.
Kit Imã Chaves - Loja Biscuit da Lilika
Imediatamente fui até o pc, tinha que escrever algo sobre este assunto, como se explicar o sucesso do seriado Chaves/Chapolin  entre as crianças e adultos por décadas seguidas, originalmente Chavo del 8, qual será que é o segredo, qual é a receita do sucesso?
O programa Chaves, é uma das maiores audiências do SBT, isso mesmo, o Chaves, é uma das maiores audiências da programação do SBT e você saberia dizer porque?
Quem já não assistiu o Chaves, quase todo mundo já viu, principalmente em casas aonde há crianças, todo mundo  já assistiu algum capítulo do seriado, pelo menos mais de uma vez, e assistem  novamente, e mais outra vez, e outra, todos já sabem o desfecho de cada história, mas voltam a assistir e rir das mesmas piadas, porque será?
Quem não conhece seus eternos personagens, Chaves (Roberto Gómez Bolanos, falecido 28/11/2014), Kiko (Carlos Villagran), Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieves), Seu Madruga (Ramon Valdez, falecido 09/08/1988), Nhonho/Seu Barriga (Edgar Vivar) , Professor Girafales (Rubén Aguirre Fuentes, faleceu em 17/06/2016) , Dona Florinda (Florinda Meza), Dona Clotilde/Bruxa do 71 (Angelines Fernández, faleceu em 25/03/1994) , Godinez (Horacio Gómez Bolanos), falecido 21/11/ 1999,  Jaiminho ( Raúl Chato Padilla ) falecido em 3/02/1994."Jaiminho" o carteiro, ganhou recentemente uma estatua na cidade de Tangamandápio (México), afinal, ele foi o garoto propaganda que mais divulgou o nome da cidade pelo planeta.
Sai ano entra ano e lá vem o Chaves, Chaves, Chaves, a décadas fazendo sucesso com crianças e adultos, eles já serviram de companhia a crianças de varias gerações, o tempo passa, novas gerações se sucedem e eles seguem, firmes e fortes, fazendo grande sucesso principalmente na América Latina e America Central aonde tem fãs clubes espalhados em quase todos os cantos.
Não é só o programa Chaves, são também os produtos licenciados da marca Chaves que vendem muito, isso sem contar com os produtos piratas que circulam por ai.
Com sua linguagem simples, tipo comédia pastelão, seus personagens podem ser facilmente comparados com pessoas que encontramos no nosso dia a dia, procure em sua memória ou no seu convívio e ira encontrar algum deles.
Tirando as brigas e processos que aconteciam entre Roberto Gomes Bolanos(Chaves), o criador da série e com uma parte do elenco que ainda esta por ai, o sucesso da velha série ainda continua fazendo fortuna, a Televisa e o bolso da família de Roberto Gomez agradecem.
Roberto Gomez tinha problemas judiciais com a Antonieta (Chiquinha), ele dizia que criou o personagem e ela dizia que foi ela que desenvolveu as características etc, e por causa disso corre uma batalha judicial a anos e ainda sem nenhum vitorioso.
Em entrevista recente Carlos Villagran (Kiko), disse que não tinha contato com Roberto Gomes (Chaves) a anos, e diz também que Roberto Gomes se achava "o cara", que a convivência entre os dois ficou insuportável, resultando em sua saída do grupo.
Interessante esta história de vaidade, sucesso, egoismo, já vimos isso acontecer por aqui, pelas nossas terras tupiniquins com uma turma que fazia um tipo de humor semelhante, vocês se lembram "deles", quanta "trapalhada", posteriormente as coisas se ajeitaram.
O sucesso do programa Chaves é tão grande aqui no Brasil, que até as emissoras concorrentes correram atrás dos já veteranos atores para conseguir entrevistas para com isso ganhar mais alguns pontos de audiência.
Quanto tempo isso ainda vai durar não se sabe, até quando essa receita vai dar certo
ninguém pode dizer, mas a coisa funciona mais ou menos como o bolo que só a vovó sabe fazer, aquela massa fofinha, de sabor inigualável e que vai passando de geração em geração.
Eles estão ai encantando nossas telinhas a mais de 40 anos, você liga a tv, coloca no Chaves, pronto, com certeza alguma criança presente na casa vai para na frente do aparelho e vai ficar ali, vidrada, colada,  observando cada gesto dos personagens e vai sorrir e se divertir, até aquelas que habitam dentro da gente e as vezes dão as caras nesses momentos.
Resultado de imagem para chavez bolaños
Já deu para decorar todos episódios,  sabemos de todas as falas e gestos dos personagens,  sabemos também como vai terminar cada episódio, mas tornamos a assistir uma vez mais e outra vez e mais outra.
Resultado de imagem para chaves gif animado
Qual é o segredo? Seria a ingenuidade dos personagens, coisa que não se encontra muito nos dias de hoje? As crianças hoje, por força dos meios de comunicação estão se tornando adultas cada vez mais cedo e essa ingenuidade que se encontra nestes episódios, que foram criados e gravados em um período aonde os computadores faziam parte do imaginário coletivo só através de filmes de ficção.

Você saberia dizer qual é a receita deste sucesso, eu não e precisava ter uma segunda opinião, então liguei pro João e o papo rolou assim :

- Fala ai João, beleza cara? Tudo na paz?

Beleza Dió, aqui tudo bem e ai, algum problema ?

- Não é bem um problema não, é mais uma curiosidade, eu queria tirar uma duvida com você, estava analisando e queria entender o porque do sucesso do programa do Chaves a tantos anos seguidos, você consegue entender esse fenômeno?
Cara entender isso não consigo não, mas, me liga mais tarde que vai começar o Chaves e eu não perco um episódio, a vovó também não, ela é chegada no Jaiminho, depois a gente se fala.

- Lá vem o Chaves, Chaves, Chaves...
Chaves – o sucesso e curiosidades do personagem da TV! - Riclan
Roberto Bolanõs partiu a algum tempo, perdemos também Rubén Aguirre Fuentes (Prof. Girafales), seus personagens, suas histórias, seu talento, sua criatividade, em gratidão deixo aqui os meus aplausos e agradecimento a Roberto Gomez Bolanõs, por tantas alegrias e risos e encantamentos que sua criação nos ofereceu durante décadas, o seriado não mais será exibido no Brasil, mas tenha certeza que a pureza e ingenuidade de seus personagens seguirão na lembranças de milhares de filhos e netos que vocês deixaram espalhados pelo Brasil, saudades...
Emocionante! Internautas homenageiam Roberto Bolaños com memes ...

Antes de ir quero deixar esta prá vocês pensarem :


Resultado de imagem para GIF  PROF GIRAFALES





Nenhum comentário: