Início

sobre

Contato

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Coisas da vida - A queda do império !

Eu estava bem cansado, após tomar banho, jantar, eu me deitei no sofá para ver um pouco de tv e acabei pegando no sono.
Acordei umas 3 da manhã, e a vênus platinada estava exibindo um daqueles filmes americanos que falam de soldados, guerras, do amor a pátria, bandeiras, hinos, e viva a américa.
No papel principal, Robert Redford, conhece? Como um ator do nível dele, de primeira grandeza aceitou um papel desses?
A história se passa dentro de uma prisão militar, o nome do filme é The last castle, aonde os soldados ali presos sofrem todo tipo de tortura, até que um deles (Robert Redford), decide liderar uma rebelião.
No fim do filme, o batalhão de rebelados se entrega, aparentemente vencido, mas antes, ele, o "herói", todo filme nacionalista tem herói, Robert Redford (líder dos rebelados) decide hastear a bandeira americana em um mastro dentro do quartel. (olha a cena ai)
Quando o ator começa a hastear a bandeira, o comandante do quartel grita :
-Não vá hastear a bandeira de cabeça para baixo, senão atiro, pare já, senão eu atiro !
E o que acontece? O esperado bang...bang...(lágrimas e comoção o herói foi alvejado)
O ator Robert Redford, continua a hastear a bandeira, mesmo tendo levando diversos tiros de pistola, e continuou vivo, ele segue puxando a cordinha, até cair do lado do mastro, sofrendo e sangrando, ele continua puxando a tal cordinha, para hastear a bandeira. (que patriota)
Ele "morre" ali, no pé do mastro hasteando a bandeira americana, o comandante achou que ele ia hastear a bandeira de cabeça para baixo, e atirou, mas não, ele hasteou ela corretamente, o filme terminou com a imagem da bandeira americana tremulando ao vento e uma mensagem de amor a pátria. (comovente, estou quase chorando)

Assim que o filme acabou, a tv me disse :
- Dió, que merda de filme, eu fiquei ligada a madrugada gastando energia exibindo essa porra de filme, como um ator do nível dele aceitou isso? Só pode ser pela grana!
É tv, como são as coisas né, em outro tempos, talvez ele nem aceitasse ler o roteiro, pode ser a grana, ou talvez o amor a pátria, os americanos tem essa coisa de patriotismo exagerado, temos o super homem, o capitão América, um bando de heróis enlatados, um parte é símbolo de um império que "agora" esta em baixa.

Se o império romano desapareceu, assim como ele todos impérios não irão durar para sempre, e agora a bola da vez é o imperialismo americano.
E assim como se passaram impérios, poderosos, reis e rainhas, passam, tudo tem seu tempo e depois, só irão fazer parte da história.
Quer um exemplo :
Para alguns, a Xuxa, já foi "rainha" dos baixinhos.

O Pelé, foi o rei do futebol, esse mereceu a coroa.
Roberto Carlos, é ainda tido como o rei, esse também tem currículo prá isso, fez por merecer.
Assim como ele, tantos outros pelo mundo afora, agora eu fico aqui imaginando, se fizessem nos filmes Brasileiros, o que fazem os americanos, esse fanatismo exagerado por tudo que representa o império americano, como é que eles seriam?
Imagine o capitão Nascimento do Tropa de Elite, todo de verde e amarelo dizendo :
- Pede prá sair, pede prá sair !
Ou aquela imagem das cabeças cortadas de lampião e seu bando, e ao fundo a volante comandada pelo tenente João Bezerra e pelo sargento Aniceto Rodrigues, todos vestidos de verde e amarelo!
Você já imaginou a cena da morte de Salomão Hayala da novela o Astro, ele caído, todo de verde e amarelo e envolvido na bandeira brasileira!
Uma sugestão, nesses realitys que existem por ai, cada vez que um participante for eliminado, o negócio é hastear a bandeira e se cantar o hino nacional, isso sim será uma grande contribuição para a educação, e o entretenimento de qualidade no Brasil, pelo menos uma parte
da população e algumas celebridades aprenderiam a cantar o hino nacional corretamente.