Início

sobre

Contato

sábado, 27 de abril de 2013

Coisas da Vida - Quem escolheu o seu nome?

Eu estava a toa, lendo uma dessas revistas do tipo "escolha o nome do bebe" já leu alguma? Tem uma porrada de nomes e seus significados, quem gosta disso é mãe e pai de primeira viagem, eles ficam horas, dias, meses, divagando, qual o nome eles vão colocar no filho que vai nascer, nem sabem o sexo ainda, e ficam "chutando" o sexo e escolhendo nomes.
Quando abri a folha no J, o nome Jovaci estava chorando, eu perguntei a ele o porque do choro e ele disse:
- Você ainda pergunta, quem vai por o nome de Jovaci no filho, isso é uma humilhação!

Ele abriu o berreiro, fui obrigado a fechar o livro, assim que fechei, decidi vir até o pc para escrever um pouco.
A grande maioria das pessoas são supersticiosas, são ligadas a horóscopos, previsões, futurologia. Conta a historia, que quem escolheu meu nome foi meu pai, como ele já morreu a décadas, pensei e cheguei a minha conclusão, ele escolheu o meu nome pensando no grande filosofo grego, Diógenes, já ouviu falar dele ?
Diógenes era um filosofo grego da linha dos cínicos e que andava na Grécia antiga vestido com uma túnica, coisa que era moda na época, ele tinha em suas mãos uma lanterna e dizia estar procurando o homem honesto. Também conhecido como Diógenes o cínico, diziam que ele morava em um barril.
Deixe-me adivinhar , você pensou o Diógenes estava procurando um macho com sua lanterna na mão, é ou não é? Sabia ! Essa piadinha sem graça do caralho estou acostumado a ouvir, mas esta enganado , o Diógenes procurava o homem honesto em relação a caráter e atitudes e não na forma em que você pensou.
Ele já naquela época, acreditava que os humanos viviam artificialmente de maneira hipócrita, como vê, a sociedade já sofre desse mal a muito tempo.
Sua filosofia combatia o prazer, o desejo a luxúria pois isto impedia a auto-suficiência. A virtude deveria ser praticada e isto era mais importante que teorias sobre a virtude, como vê ele era malucão de pedra mas tinha as melhores das intenções.
Se meu pai pensou em me homenagear colocando o nome do filosofo fico muito feliz com isso.
Esta semana eu estava vendo um programa de televisão, desses que se apertar, espirra sangue, conhece?
Eu como todo cidadão "normal", assisto os noticiários, afinal, não é de desgraça e sacanagem que o povo gosta?
Sacanagem e desgraça é o que dá audiência, duvido que você consiga assistir até um fim um programa aonde tem um monte de gente fazendo “coisinhas boas”, você logo pega o controle e dá um zap procurando o “espirra sangue” e “ gente pelada” .
Quando eu estava vendo um desses noticiários, surgiu a matéria de uma mulher em Goiânia que tinha problemas mentais, só poderia ter mesmo, ela a onze anos juntava lixo em sua casa e os vizinhos estavam querendo fazer uma limpeza por causa dos insetos, dos animais, do mal cheiro e ela não deixava ninguém entrar na casa, o poder publico não poderia invadir a casa dela para fazer a tal limpeza, só com a autorização da justiça.

Essa atitude dessa senhora, era uma doença, uma síndrome e tinha um nome, sabe qual é? Síndrome de Diógenes ! Justo o meu nome?
Poderia ser sindrome do Zé, do João, do Pedro, do Joaquim, mas não, tinha que ser sindrome de Diógenes, e que culpa eu tenho nisso?
Síndrome significa :
Sf. méd. Estado mórbido caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas, e que pode ser produzido por mais de uma causa.
Analisando com calma, refletindo, uma dúvida acabou pairando no ar :
Será que meu pai me sacaneou?.

Nenhum comentário: